sábado, 30 de abril de 2011

A espada Transpassada - uma realidade de todos

Sabemos que segundo a profecia de Simeão, uma espada transpassou a alma de Maria: "Simeão abençoou-so e disse a Maria, sua mãe: 'Eis que este menino está destinado a ser uma causa de queda e de soerguimento para muitos homens em Israel, e a ser um sinal que provocará contradições... E uma espada transpassará a tua alma'." (Lc 2,34-35). Essa afirmação feita pelo profeta Simeão, prevê as muitas dores de Maria ao acompanhar seu Filho Jesus, em sua vida publica. 
A Sagrada Escritura afirma que são sete as grandes dores de Maria, e que o sete na biblia não é simplismente um numero, mais uma metafora, o numero da perfeição, sendo assim o sete é o mesmo que sempre, infinito, ou seja, as espadas(dores) fariam parte da vida de Nossa Senhora.
Maria, na figura do cristão, mostra-nos que sofrimentos e difuculdades fazem parte da vida do discipulo de Cristo e que Dores, não saõ sinônimo de tristeza, mas de provações. 
É vencendo as provações, com confiança em Deus, que alcançamos a verdadeira alegria, a paciência na fé, característica daqueles que buscam inspiração de vida em Maria.
Diante das nossas dificuldades, podemos nos revoltar, imaginar que estamos sendo castigados por determinadas ações que tenhamos feito, mas em Deus não a castigo. Todas as vezes que somos provados e não desanimamos, não desistimos, nossa vida é enriquecida pelo próprio Deus.
Não somos nós que vencemos, é ele quem vence em nós! Viver intensamente mesmo com uma espada cravada no peito, é louvar a Deus, pois testemunhamos a graça que Ele realiza em nós.
Deixo aqui para vocês, uma passagem para meditarmos, nos nossos momentos de provações:

"Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação: humilha teu coração, espera com paciência, dá ouvidos e acolhes as palavras de sabedoria; não te pertubes no tempo da infelicidade, sofre as demoras de Deus; dedica-te a Deus, espera com paciência, a fim de que no derradeiro momento tua vida enriqueça." (Eclo 2,1-3)

                                                                   (Baseado no livro: Imitação de Maria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário